Confiar é sabedoria


Confia no SENHOR com todo o seu coração e não te apoies no teu próprio entendimento.” 
(Provérbios 3:5) 

Geborgenheit é uma palavra alemã que se refere a “um sentimento evocado quando uma pessoa se sente completamente segura, protegida”. 
É a palavra que descreve o momento quando uma criança está nos braços dos seus pais ou o sentimento de confiança descrito pelo verso. O capítulo admoesta o jovem a fugir da vida autocentrada e amiúde fantasiosa para uma vida centrada em Deus. 

O sábio exorta o jovem a “não esquecer a lei” e para que o “coração” dele observasse os mandamentos; não há recompensas por perseguir recompensas e sim pelo viver sábio e justo. 
No verso 5, temos uma construção paralela: “confia/não te apoies”. 

Vamos analisar cada uma. 
Na primeira metade do verso lemos: 

Confia no SENHOR com todo o seu coração”. 

O coração era tido como a sede do ser humano; sua vontade, mente e pensamento. Confiar no Senhor com todo o nosso coração é confiar em Sua bondade e sabedoria com nossa mente, vontade e pensamento. 

Não te apoies no teu próprio entendimento” indica confiar nos caminhos de Deus, comunicados através da Sua Palavra. 
Em suma, aqueles que escolhem confiar de todo coração em Deus, sabem que Ele tudo sabe e apostam tudo no Seu cuidado. Claro que essa não é uma confiança cega!

O verso 6 diz que “Ele endireitará suas veredas”, ou seja, na nossa viagem pela vida, Deus a torna mais suave ao nivelar o terreno por onde andamos. Sua sabedoria nos guia durante a viagem. 

O que o sábio quer dizer com tudo isso? Ele está dizendo que, acreditar que podemos determinar o que é certo e errado sem o auxílio divino, é querer ser "deus" para si mesmo. 
Sobre isso, Ellen White escreveu: 

"Fortalecidos e iluminados pelo mestre, permanecerão firmes contra as influências do mal e discernirão entre o certo e o errado.” 
(Os Ungidos, p. 13) 

Então, o salmista adverte: “não sejas sábio aos teus próprios olhos, teme O SENHOR” (3:7).
 
Somos jovens demais. 
O que são 60 anos de experiência comparado a eternidade? Salomão mostra ao jovem aspirante a sábio, que a decisão mais racional que ele poderia tomar era confiar a vida à Deus. 

Por que não experimentar a segurança de viver totalmente nas mãos de Deus?