Seja a resposta


“[...] E o rei me deu o que eu pedi, porque a mão bondosa do meu Deus estava sobre mim.” (Neemias 2:8)


Olá, querido(a) leitor(a), hoje iremos falar sobre Neemias.

Eu não sei se você já ouviu falar sobre ele. Ele foi um grande instrumento nas mãos de Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém. A história de Neemias se inicia a partir do momento em que ele pergunta ao seu irmão Hanani e a alguns homens do reino de Judá a respeito dos judeus que escaparam e que sobreviveram ao exílio da Babilônia e como estava a situação atual de Jerusalém. Como resposta, Neemias descobre que as pessoas que restaram se encontravam em grande miséria e humilhação. As muralhas de Jerusalém estavam em ruínas e os seus portões foram destruídos pelo fogo.

A primeira lição que podemos obter da história de Neemias é que devemos ter interesse em ajudar as pessoas que estão na miséria e humilhação e tudo se inicia pelo interesse.


Quando Neemias ouviu esta resposta, ele se sentou, chorou e lamentou alguns dias; assim como jejuou e orou diante do Pai Celestial. 

Segunda lição: ore e clame. A oração é uma das bases para um relacionamento com Deus. Não ficamos sem conversar com aqueles a quem amamos! O amor a Deus se concretiza quando mantemos um relacionamento pessoal com Ele, quando somos um com Cristo e o Pai. Dessa forma, quando vierem as dificuldades e as provações, saberemos que não estamos sozinhos. Jesus também sabe o que é sofrer! Ele “era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer.” (Isaías 53:3) Por Cristo conhecer o sofrimento e a morte, o Senhor deseja que estejamos com Ele por toda a eternidade, em um tempo infindo sem morte, sem a dor do luto, sem pranto, sem dor (Apocalipse 21:4).


Neemias era copeiro do rei Artaxerxes e ele nunca havia estado triste diante do rei. No entanto, o rei Artaxerxes percebeu que Neemias estava triste e disse: “Por que o seu rosto está triste, se você não está doente? Isso tem de ser tristeza do coração!” Então Neemias ficou com muito medo e lhe respondeu:“Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade onde estão sepultados os meus pais está em ruínas e os seus portões foram queimados?” O rei disse a ele: “O que você me pede agora?” Então Neemias orou novamente a Deus (Neemias 2:2-4).

Quando o rei Artaxerxes deu a Neemias, a oportunidade a de pedir algo, Neemias orou novamente a Deus. Terceira lição: Não perca as oportunidades que Deus lhe dá. Provavelmente, você não terá as mesmas oportunidades novamente. Você vai ter medo de aproveitá-las? Sim, pode haver. Mas escute a voz que diz: “Não temas” e vai. Deus é contigo, vencedor! 


Para concluirmos esta reflexão, Neemias pediu para o rei que o enviasse para reconstruir Jerusalém. Além disso, pediu que houvesse suprimento de madeira para a reconstrução da cidade. “[...] E o rei me deu o que eu pedi, porque a mão bondosa do meu Deus estava sobre mim” (Neemias 2:8). 

Quarta lição: A mão bondosa do seu e do meu Deus está sobre nós. Apenas seja a resposta para alguém ou algum problema que está acontecendo ao seu redor. 

E não se preocupe com a parte material para que você seja a resposta, pois Deus lhe proverá isto. basta orar e pedir com fé. Jesus foi a resposta para um mundo de pecado, sofrimento e morte ao morrer na cruz, fazendo com que tivéssemos a oportunidade de receber vida plena e eterna. Seja a resposta, assim como Jesus foi! 


Que Deus te abençoe grandemente. 

E lembre-se: se Cristo nos amou tanto, como não amá-Lo também?