Residência

Os deslizamentos de terra são fenômenos naturais que ocorrem quando materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção, escorregam ao longo de terrenos inclinados chamados de encostas, pendentes ou escarpas. As chuvas são o agente causador mais conhecido, mas também podem ser desencadeados por outros fatores, como terremotos, erupções vulcânicas e vibrações causadas por máquinas. 

Eles podem ser potencializados pela ação humana através de atividades como o desmatamento de encostas, a construção em morros e serras, e o descarte irregular de lixo e outros dejetos. ¹

Todos os anos, pessoas são afetadas pelos deslizamentos de terra em todo o mundo. Em uma rápida pesquisa no Google, encontrei os seguintes resultados sobre as principias tragédias causadas por esse desastre natural: ²

União Soviética: Em 1949, um terremoto em Khait, no Tadjiquistão, causou um deslizamento de terra que enterrou 33 aldeias e matou cerca de 12 mil pessoas.
Vargas, na Venezuela: Em 1999, o bairro Los Corales, do estado de Vargas, foi enterrado sob três metros de lama, após fortes chuvas que causaram deslizamentos de terra. Cerca de dez mil pessoas morreram, e milhares de casas foram destruídas.

Região serrana do Rio de Janeiro: De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos. Os municípios mais afetados foram Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Cerca de 35 mil pessoas perderam suas casas ou tiveram que deixá-la por risco de deslizamentos.

Todos esses desastres confirmam algo que Jesus ensinou há muito tempo, no sermão do monte. Vamos ler?

 
“24 — Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”
Mateus 7: 24-27

É importante perceber que todos os elementos que causam deslizamentos são mencionados por Jesus. Interessante, não é mesmo? Mas esse não é o objetivo central dessas palavras de Jesus - embora os conceitos sobre engenharia sejam importantes e estejam presentes no texto - , e sim ensinar sobre algo fundamental para a vida de todo cristão: ouvir e praticar a Palavra de Deus.

Isso me faz voltar a outro aspecto fundamental mencionado nas escrituras: fé.

A Bíblia diz que 'a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.' 
Não é sobre isso que Jesus diz nos versículos acima? É prudente aquele que ouve. 

Por isso, precisamos ouvir a voz de Deus. 
Existem muitas maneiras que Deus pode falar conosco e uma delas é através das Escrituras. Pare para refletir em quanto tempo você tem usado diariamente para ouvir Deus falando contigo através da Sua Palavra. É suficiente para você ser considerado um homem prudente?

O segundo aspecto mencionado por Jesus é sobre praticar o que ouviu. E aqui entra novamente a fé, pois a Bíblia diz que a fé sem obras é morta. 
Sim, você também precisa de obras em sua jornada cristã e isso é um ensinamento bíblico. No entanto, não pense que sua salvação depende exclusivamente de suas boas obras, pois não é bem assim que a Bíblia ensina. 

Precisamos praticar o que ouvimos na Palavra de Deus, afinal só o ouvir e aceitar não significa nada. Aliás, só mostra que você está vivendo uma vida de hipocrisia, enganando a si mesmo e essa é a ação do homem insensato, mencionado por Jesus, que construiu sua casa sobre a areia que infelizmente, caiu. Fim. 

Existem muitos motivos que levam alguém a construir uma casa em um local inapropriado. Meu objetivo não é fazer uma crítica a essas pessoas que, infelizmente, por diversos motivos, vivem nessas condições, mas te levar a refletir sobre algo mais, para encerrar.
Muitas vezes, achamos que estamos seguros por ter um teto e paredes para nos proteger. E sim, até estamos protegidos diante de situações como chuvas e ventos fortes, afinal, não é qualquer chuva que causa um deslizamento. 

E aqui entra o perigo da falsa segurança. 
Quando a chuva forte vem, tudo desmorona, porque não tem uma base sólida! 

Esse aspecto se relaciona perfeitamente com nossa jornada cristã. Talvez você se encontre nessa falsa segurança, construindo cada vez mais cômodos em sua “casa”, mobiliando conforme você sempre sonhou. Até que chega o momento em que tudo cai, desmorona e você se sente perdido, desiludido, sem esperança. Talvez você esteja se sentindo assim nesse momento.

Tenho uma notícia de esperança para você: ainda há tempo para reconstruir. 
Existe um terreno seguro dado pelo próprio Deus para você e a única forma obtê-lo, é sendo o homem prudente mencionado por Jesus - ouvindo e praticando a Palavra de Deus. 
Sua casa não precisa mais estar construída sobre a areia! 

Talvez ela seja muito bela e você sente a dor de ter que reconstruir tudo de novo, mas acredite, vai valer a pena.
Encerro orando para que Deus te ajude nesse novo processo de reconstrução, mas agora com Ele, sendo o seu engenheiro e o arquiteto particular. Que o Senhor te mostre os aspectos que você ainda precisa mudar em sua vida e que, um dia, possamos nos encontrar e viver em nossas mansões na nova terra. Amém! 


¹ Fonte: Resultado de pesquisa pela IA google
² Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/os-seis-piores-deslizamentos-de-terra-do-mundo-14397154
³ Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/05/10/maiores-desastres-naturais-do-brasil-no-seculo-21.ghtml