O verdadeiro amor

 


Caro leitor, escrevemos este texto pois você pode estar passando pelo que já passamos e podemos te ajudar nessa jornada. 

[Ele] Luís Felipe e [Ela] Ester - somos dois jovens noivos à caminho do altar. 

[Ela]: Falando em Altar, você sabe por que o casamento é celebrado em um altar? Porque altar é lugar de sacrifício! É no altar que você mata o seu "eu" pra viver o que Cristo deseja que você seja. Então, desculpe quebrar suas expectativas, mas se você não está disposto a se sacrificar diariamente em seu relacionamento, isso significa que você não está tendo a real visão do que são relacionamentos segundo o coração de Deus. Sacrifício dói, matar o próprio "eu" não é confortável; ceder não é fácil, perdoar não é humano e o reconstruir é trabalhoso. Calma! Não estou tentando te fazer desistir do amor, pelo contrário, quero te mostrar como o verdadeiro amor é lindo e transformador! 

(O verdadeiro amor, não o amor idealizado ou o amor como o mundo prega).

O verdadeiro amor vai te amar como você é, com os seus defeitos e falhas. Vai escolher ficar mesmo com os seus erros. Porém, te fará mudar  pra melhor e para mais perto daquilo que Deus planejou pra você.

O amor verdadeiro te leva pra mais perto de Cristo, fato! O amor verdadeiro vai confrontar seus piores defeitos e falhas de caráter, assim como a Cruz o confronta, não de maneira violenta ou abusadora, mas de maneira tão amorosa e genuína que te faça decidir por mudança. 

Deus usa relacionamentos pra moldar o caráter de Seus filhos.

Lembre-se: a mudança e o desejo de estar mais perto de Cristo precisa ser mútuo! Não há como apenas um se sacrificar perante Cristo e o outro não. Claro que haverão momentos de altos e baixos de cada lado do relacionamento. Haverão momentos em que um precisará levantar o outro, em que um precisará lutar com mais intensidade que o outro, em que um estará mais fraco e o outro mais forte. Mas a entrega genuína a Deus precisa ser dos dois. A disposição para ser melhor para o outro precisa ser mútua.


[Ele]: Começo com uma pergunta pois quero enfatizar a profundidade desse questionamento, e sim, o significado está muito além do que vimos no dicionário: o que é Amor? 

Quando começamos um relacionamento é comum dizermos o primeiro "eu te amo", talvez bobos por aquela sensação de termos encontrado alguém para dividir nossos sentimentos. E, no começo é isso: sorrisos, abraços, gestos lindos de carinho. Mas, ainda não é o amor verdadeiro. Eu sei, parece contraditório no início, mas vamos entender isso melhor. O nome dessa primeira fase é paixão, é o início do amor. É nessa fase que nos encantamos e temos esse sentimento genuíno e alegre e intenso pela pessoa que está do nosso lado.

Apesar de ser uma fase linda, ainda não é o amor verdadeiro, pois falta uma coisa essencial, que é o conhecimento. E é por meio dos desafios do conhecimento, que escolhemos amar.

Essa é uma das fases mais desafiantes. Quando a paixão passa e começamos a ver os defeitos da pessoa, vemos o quanto essa pessoa é diferente de nós e o quanto é desafiante permanecer e é esse o verdadeiro desafio. É nessa fase que ficamos mais racionais a respeito de nossa escolha e nos perguntamos: será que escolhi a pessoa certa? E se sim, como lidar com os defeitos e diferenças?

A primeira coisa que precisamos entender é que o namoro é uma fase de preparação para um dos ministérios mais lindos e importantes: a família. A família é a base da nossa sociedade e igreja, ela pode ser linda e bem estruturada ou pode ser triste e despedaçada, isso vai depender de nossas escolhas.

E a primeira coisa a se fazer em meio a tantos questionamentos é conversar. O diálogo é uma das coisas mais importantes, mas não é sobre apenas falar, e sim saber escutar e entender.

Algumas pessoas pensam que precisam evitar falar dos problemas para não haver discussões, mas é muito mais sobre como expressar do que o que somente expressar. Se você está chateado com uma situação, expresse a tristeza que está no seu coração. Não é necessário gritar ou jogar na cara a atitude da pessoa; apenas expressar seu sentimento de forma profunda e verdadeira. Estudar comunicação é uma das grandes chaves para um relacionamento feliz.

Outra coisa muito importante é saber o que é amar, uma boa base disso é I Coríntios 13. Não há lugar melhor para aprender sobre amor do que a Bíblia; é nela que aprendemos diretamente de Deus o que é amar verdadeiramente. 


[Ela]: O amor verdadeiro, descrito no capítulo 13 de Coríntios, não se alegra em machucar, em ferir, em fazer chorar. Pelo contrário, se alegra em curar, em ajudar, em fazer sorrir. O amor que vem de Deus é compreensivo, cuidadoso e perdoador.

O relacionamento que Deus sonhou pra você é um relacionamento regado por muito cuidado, carinho, afeto; muita compreensão, muito amor e muito crescimento espiritual.

Nossa jornada até aqui não foi NADA fácil. Passamos por muitos desertos tempestuosos, mares agitados e processos dolorosos. Namoramos à distância por 2 anos e aprendemos a duras penas a importância da comunicação e da compreensão. Sofremos muito com a distância e seus desafios. Mas, hoje olhamos para trás e vemos que o Senhor transformou todas as dificuldades em aprendizados valorosos e Nele nós crescemos a cada dificuldade que passamos.

Ao mesmo tempo que a caminhada teve seus momentos difíceis, foi ao lado um do outro que pudemos viver os nossos melhores momentos. As nossas melhores lembranças estão ligadas pois foram vividas juntas, os sorrisos mais felizes dos últimos 3 anos foram os que demos um ao lado do outro. E deixa eu te contar um segredo? Quanto mais o tempo passa, quanto mais firmada em Cristo nossa relação fica, quanto mais maduros ficamos, quanto mais dificuldades superamos, mais o nosso amor cresce. O amor verdadeiro e firmado em Cristo é uma das maiores bênçãos que Ele pode nos dar. 

Um relacionamento segundo o coração de Deus tem como objetivo o casamento, a formação de um lar e do ministério da família. O casal deve ter o foco em se tornarem um só para trabalharem mais e mais na obra do Senhor.

[Ele]: Antes de casar, uma coisa muito importante a se entender são os papéis do homem e da mulher.

Efésios 5 21-33 fala muito bem sobre isso. Vou enfatizar o versículo 25 e passar uma mensagem especial aos homens.

Querido homem, nesse verso vemos a grande responsabilidade que temos em nossas mãos de dar o melhor por nossas esposas, inclusive a vida. Quando falo isso, não é apenas sobre coisas materiais; falo também de carinho, amor, compreensão, respeito, assim como Cristo faz com sua igreja. É essencial você estar aos pés de Cristo diariamente para entender e se aprofundar nesse amor.

[Ela]: Querida mulher, é fundamental escolher um homem que seja submisso a Cristo, para que assim, seguramente, você possa se submeter a ele quando for seu marido. Não se entregue a um homem cujo coração não está tão perto do de Cristo ao ponto de você sentir o amor do próprio Deus através das atitudes dele para com você. Tenha em mente a sua preciosidade e que ao escolher o seu amado, você também escolherá o sacerdote do seu lar e o líder da sua casa.

Dentro do seu lar você será a auxiliadora do seu amado, você será o bálsamo para as feridas do seu querido. Assim como você será amada imensamente (como Cristo amou a igreja), você representará o afeto de Cristo a seu marido através de suas atitudes. Estas atitudes farão de você a mulher sábia que edifica o lar ou a tola que o destrói com as próprias mãos. Você precisa estar sempre aos pés do Senhor, pois o seu lar dependerá da sua sabedoria, e sabedoria vinda dos Céus. 


Juntos, desejamos que você se aproxime de Cristo diariamente para ser uma benção na vida de seu futuro ou atual cônjuge. Busque na Bíblia o verdadeiro amor para que você possa ser uma extensão desse amor ao seu parceiro. Enfrentem os desafios ao lado de Cristo, sempre em oração, e vocês vencerão! 

Lembre-se: Deus é amor e é nessa única fonte que conseguiremos ser felizes em nossos relacionamentos.

Texto por Ester Suzane e Luís Felipe