Texto por Matheus
Será que o conhecimento científico é antagônico ao conhecimento espiritual?
Ou melhor: há espaço para a ciência e a fé atuarem juntas?
Conhecemos Salomão pela sua grandiosa sabedoria dada por Deus.
"[...] concedo-te sabedoria, e ainda te darei tantas riquezas, prosperidade e honras como nenhum outro rei antes ou depois de ti!
Não haverá depois de ti outro semelhante em toda a Terra!"
II Cr 1:11
Entretanto, alguns versos bíblicos indicam e reforçam as áreas diversas que Salomão se dedicava, como a botânica e zoologia.
Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que nasce na parede.
Também falou dos animais, das aves, dos répteis e dos peixes.
"E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria."
I Reis 4:33,34
Vê também Ec 2: 4-6
E muitos outros personagens foram mencionados e destacados pelos conhecimentos científicos além da média. Daniel e Moisés também fazem parte desta lista.
E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras.
Atos 7:22
"Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus."
Daniel 1:4
Porém, a pseudociência, muitas vezes disfarçada de ciência, pode discordar dos princípios e dos mandamentos bíblicos. Então, são nesses momentos que a fé deve nortear nossas escolhas. Salomão também deixou este conselho:
“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” Ec 12:13
Que Deus nos abençoe!