Autor do livro que leva o seu próprio nome, Daniel foi um grande profeta do Senhor. Seu livro contém inúmeras profecias inerentes ao nosso tempo, revelações estas que devem ser estudadas pelos filhos de Deus.
Pertencente a tribo de Dã, tribo dos juízes, Daniel viveu em Jerusalém capital do reino do Sul, também conhecido como Judá. Era um jovem temente, fiel a Deus e aos Seus ensinos. Quando o povo de Deus foi atacado por Nabucodonosor, rei de Babilônia, Daniel e seus três amigos foram levados cativos para uma terra estranha. Mesmo sendo muito jovem, Daniel agiu com sabedoria e nos mostrou que é possível viver uma vida que agrada a Deus, mesmo entre os pagãos.
Ele enfrentou muitos desafios, sua fé foi colocada à prova várias vezes.
Aprendeu a cultura politeísta dos caudeus, foi tentado a se alimentar de alimentos impuros proibidos pelo Senhor e que eram sacrificados a ídolos. Teve o seu próprio nome mudado, era intenção dos babilônicos anular sua identidade, tirá-lo da religião verdadeira (antigamente o nome da pessoa tinha relação com o Deus que adorava).
Anos depois, foi alvo dos invejosos príncipes e sátrapas (Dn 6) que, usados por satanás, o levaram através de um decreto à cova dos leões, mas sabe qual foi a atitude do profeta?
Ele permaneceu fiel. Daniel tinha o hábito de orar três vezes ao dia, e nenhum decreto, mesmo onde a morte era o resultado da desobediência, o impediu de se relacionar com o seu Deus.
Com a janela do quarto aberta, olhando em direção a Jerusalém, ele falava com o Senhor.
Um homem de espírito excelente, onde nenhum erro puderam achar para incriminá-lo. Tinha a presença de Deus sobre si.
Era mui amado pelo céu, experimentou o grande livramento, foi salvo da boca dos leões.
Daniel deu toda honra e glória ao único Deus capaz de livrar o Seu povo de qualquer adversidade.
A maior lição que esse profeta de Deus nos ensina é que vale a pena ser fiel aos princípios da Palavra de Deus, mesmo que todos estejam fazendo o contrário.
Deus recompensará cada um dos que permanecerem fiéis até o fim. Não desista, tenha paciência, persevere e você verá o agir de Deus.
Aqui vai uma curiosidade muito interessante sobre o significado do nome do profeta:
DANIEL
Prefixo- DAN: Tribo dos juízes.
Sufixo- EL: Elohim.
"Dan": Faz referência a uma das 12 tribos de Israel, justamente a tribo de Dã, tribo dos juízes.
"El": Deus em hebraico, no singular.
Significado: Deus é o meu juiz.
Que Deus te abençoe!❤