O Cristão e a pressão social




Pressão social...
Você sabe o isso significa?
Se você procurar no Google, obterá o seguinte significado: 

"A expressão pressão social se refere ao conjunto de eventos, movimentos e situações promovidos pela iniciativa popular (seja através de um grande desejo coletivo ou pela ação de grupos isolados) que possui alguma intenção sobre um determinado assunto, em geral de ordem publica e politica”.

Em outras palavras, pressão social é quando um grupo exerce “pressão” para que determinada coisa seja feita. Certamente você já passou ou continua passando por situações como essa.

Pressão social nem sempre é algo ruim.  Um belo exemplo é quando você está sobre a influencia positiva de um grupo, que busca os mesmo desejos e objetivos que você. É sempre bom estar junto de pessoas que compartilham e gostam das mesmas coisas que gostamos, nos sentimos mais confiantes e motivados a interagir com as pessoas.

Quer ter uma pressão social bem bacana? Vá para a igreja. Lá buscamos e compartilhamos os mesmos objetivos, que é um dia estar bem juntinho com Jesus, estar com Ele eternamente. Essa influencia é mais real e verdadeira naqueles momentos em que você desanima, que é natural do ser humano. 

Quando você desanima, Deus coloca sempre uma pessoa para te reanimar novamente.
Mas quando a pressão é algo negativo? Fuja imediatamente!

Sabe por que muitos Jovens, Adolescentes, Adultos e até mesmo crianças caem no mundo das drogas, da prostituição e alcoolismo? Além de muitos outros fatores, um dos principais é a influência de algumas pessoas.

Essa pressão é totalmente negativa. Muitas das vezes para participar de um grupo, você é obrigado a fazer algo contra sua vontade. Tá pensando que isso não existe, só porque você vê nos filmes de Hollywood? Aí que você se engana, meu amigo. Alguma pessoa já lhe pediu para fazer algo que você não quis? Os Apóstolos passaram por uma experiência parecida, que está descrita em Atos 5:25-42.

Algumas pessoas haviam os impedido de pregarem em nome de Jesus. Imagine a pressão que os eles sofreram daquelas pessoas. Tente se colocar no lugar deles neste momento... Como você agiria? Como você tentaria sair daquela situação, sem desagradar quem sabe um amigo, que você gosta muito, e ao mesmo tempo sem desagradar a Deus?

Era nessa situação que eles se encontravam.
Mesmo com toda pressão, eles responderam com as seguintes palavras “Importa antes obedecer a Deus que aos homens”. Não importava o que lhes aconteceria, eles escolheram a Deus. Isso lhes traria custo grande, mas mesmo assim eles foram tementes a Deus e colocaram Ele no primeiro lugar.
Quando você passar por momentos parecidos com esse, lembre-se do verso 29 de Atos 5. Ele trará conforto e você se sentirá muito feliz em ter colocado em pratica.